Por:Jornal NC - Publicado em 22/06/2016
É difícil não ficar um tanto surpreso ao avaliar a evolução do mercado de smartphones. Em questão de poucos anos, as empresas do setor conseguiram desenvolver produtos com telas melhores que as de muitas TVs e hardwares que, se ainda não competem com desktops, conseguem realizar tarefas rapidamente e oferecer jogos com gráficos impressionantes.
No entanto, em uma área as fabricantes do setor ainda deixam muito a dever: a duração da bateria. Se os antigos “dumbphones” só deviam ser conectados à tomada uma ou duas vezes por semana, muitos produtos modernos sequer aguentar 24 horas em precisar de uma recarga. Muitas companhias estão cientes do problema e correm atrás de maneiras de solucioná-lo, mas ainda parecemos estar longe de obter uma resposta definitiva para isso.
Um estudo realizado pelo site Phone Arena comprova a situação e mostra que muitas marcas chegaram até mesmo a piorar nesse sentido. Conduzida a partir dos benchmarks realizados pelo veículo, a análise mostra como evolução de hardware e de resolução de tela contribuíram para manter as baterias como uma área problemática.
Sony e Samsung são as melhores marcas
Os testes realizados mostram que a Samsung e a Sony são as empresas que mais realizaram aprimoramentos no quesito bateria nos últimos anos. A fabricante sul-coreana tem vantagem nesse sentido por manter uma trajetória de crescimento constante, algo que não pode ser dito da outra fabricante.
Veja Também: Uber lança serviço de helicóptero em SP com preços a partir de R$66
O ápice da Sony aconteceu no Xperia Z3, que até hoje se mantém como um dos modelos com bateria mais duradoura. No entanto, a empresa decaiu nesse sentido com o Xperia Z3+ e com o Xperia Z5, só tendo se recuperado recentemente com o lançamento do Xperia X.
Em compensação, a LG mostra resultados preocupantes, visto que o desempenho energético de seus aparelhos vem caindo nos últimos anos. Entre as explicações para isso pode estar o uso da tecnologia de telas QHD e a aposta em um formato modular para o LG G5, o que pode ter influenciado na otimização do hardware.
Duração maior e recarga mais rápida
Apesar de as baterias ainda terem muito a melhorar, o estudo mostra que a indústria como geral tem evoluído nesse sentido. A exceção ocorreu durante o primeiro trimestre de 2015, onde houve uma queda no tempo médio de uso oferecido pelos aparelhos — algo que voltou a se repetir no início de 2016.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade

CidadesCidades
Ouvidoria de Barueri recebe mais de 11 mil manifestações em 2025 e reforça importância da participação cidadã

Carros
Fim de baliza para tirar CNH: veja estados que aderiram à medida

EspeciaisEspeciais
Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

CidadesCidades
Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri

Nacional
Gastos com viagens internacionais tem queda de 46% em agosto

Esportes
Palmeiras e Santos enfrentam Cruzeiro e Flamengo nas quartas
Publicidade